A Fundação Bom Jesus de Cuiabá é uma instituição com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, e estatutos próprios. Foi constituída em 18 de junho de 1970, com os principais objetivos:
-
promoção, manutenção e apoio de atividades de fins religiosos, morais, culturais ou de assistência social, objetivando a preservação da formação cívica, moral e cultural do povo brasileiro;
-
execução de serviços de radiodifusão sonora, de sons e imagens, televisão a cabo, de distribuição…;
-
produção e veiculação de programas em emissoras de rádio e de televisão e outros meios de comunicação;
-
formulação, fomento e apoio à Economia Popular Solidária e seus objetivos previstos na Lei Estadual nº 8.936/2008;
A Rádio Bom Jesus FM 92.7 é um dos departamentos da Fundação e fica localizada no mesmo endereço. A Fundação Bom Jesus de Cuiabá surgiu como resposta à burocratização do meio de comunicação. Por seu primeiro estatuto, Dom Orlando Chaves assumiu a presidência da nova instituição, tendo como diretores Dr. Luis Philipe Pereira Leite, irmã Rosa Adélia Maluf e Aurora Chaves de Vasconcelos, que se dedicou à Rádio.
Em 04 de dezembro de 2010, o estatuto da Fundação foi alterado para a criação de três novos departamentos: assistência social, cultura e comunicação. Este último depois foi incorporado ao departamento Rádio. No regimento atual, a Fundação é administrada por um presidente, por um grupo de curadores, pelo diretor executivo e pelos diretores de departamento. Para mais informações, acesse a seção FUNDAÇÃO.