Ao vivo
ouça agora!
/
/
Transplantes de rim são retomados em Mato Grosso

Rádio Bom Jesus

Transplantes de rim são retomados em Mato Grosso

Transplantes de rim são retomados em Mato Grosso
Transplantes de rim são retomados em Mato Grosso / Foto : Freepik

Na mesma semana em que a Arquidiocese de Cuiabá lamenta a perda da irmã Eva Euclides de Freitas, que aguardava um transplante renal, o governo do estado de Mato Grosso deu a ordem de serviço para a retomada dos transplantes de rim no estado. Esta notícia traz um alento para milhares de pacientes que dependem de hemodiálise.

Os procedimentos serão realizados em um hospital particular da capital, credenciado por meio de chamamento público. O próximo passo envolve avaliações clínicas e a formação da lista única de pessoas aptas ao transplante. Atualmente, cerca de 2 mil pacientes estão em tratamento de hemodiálise em Mato Grosso, e estima-se que entre 40% a 50% possam ser indicados para o transplante renal, com o número exato a ser definido após as avaliações.

A Secretaria Estadual de Saúde prevê que, dentro de dois a três meses, o primeiro transplante seja realizado no hospital credenciado, após a organização do fluxo local e o cumprimento dos protocolos do Ministério da Saúde.

Em contrapartida, a Arquidiocese de Cuiabá está de luto pelo falecimento da Irmã Eva Euclides de Freitas, ocorrido no último sábado, em Blumenau, enquanto ela aguardava um transplante renal. Sua luta reflete a realidade de mais de 42 mil pessoas no Brasil que estão na fila de espera por um órgão.

Durante a Missa de corpo presente, conduzida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Mário, foi destacada a resiliência e fé da Irmã Eva. Dom Mário também ressaltou a importância de manter a esperança, especialmente neste mês de setembro, dedicado à prevenção ao suicídio. Irmã Eva foi sepultada no Cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá, e sua memória continua a inspirar fé e coragem em todos que conheceram sua história

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

Seja um ouvinte do mês

Publicidade