Ao vivo
ouça agora!
/
/
Rádio Bom Jesus: há 65 anos no ar

Rádio Bom Jesus: há 65 anos no ar

O ano de 2024 começou com uma queda em Cuiabá. Por conta de uma negligência, a réplica da imagem do Bom Jesus acabou despencando do andor, enquanto a procissão se dirigia para o corredor da Catedral. Vídeos da cena logo circularam por todas as redes sociais, canais de televisão e demais mídias, atraindo a atenção de devotos, curiosos e alguns mais supersticiosos. A questão era a seguinte: seria aquilo um sinal de mau agouro para o novo ano?

Graças ao trabalho ágil da equipe de comunicação de nossa Arquidiocese, a questão foi logo esclarecida e o episódio converteu-se numa ocasião de catequese e evangelização. Por meio da Rádio Bom Jesus, os ouvintes ficaram informados do que realmente aconteceu naquela tarde de 1º de janeiro: não se tratava de nenhuma maldição nem aquilo representava azar para 2024. Os católicos não creem nisso. Em meus programas, ensinei a doutrina católica sobre as imagens, a questão da idolatria e o que realmente pode tornar nosso ano amaldiçoado. Vale a pena conferir o artigo que escrevi a esse respeito.

Em todo caso, essa notícia serviu de exemplo para mostrar como é fundamental a existência da Rádio Bom Jesus em nossa arquidiocese. Desde que assumi a sua direção, em fevereiro de 2022, tenho me convencido dia a dia da grande vocação deste meio de evangelização. Pela Rádio, a nossa Igreja pode realizar aqui em Cuiabá a missão que Cristo lhe deu, conforme recorda o decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II: “A Igreja católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo para levar a salvação a todos os homens, e por isso mesmo obrigada a evangelizar, considera seu dever pregar a mensagem de salvação, servindo-se dos meios de comunicação social…”

Espaço do Museu de Arte Sacra dedicado à memória da Rádio Bom Jesus | Foto: João Vargas

A Rádio Bom Jesus FM 92.7 foi inaugurada em 1959, por determinação de Dom Orlando Chaves, o então arcebispo de Cuiabá. Mesmo antes do Vaticano II, nosso arcebispo já via a importância dos meios de comunicação para o anúncio da Palavra de Deus. Por essa razão, como celebração do centenário de fundação do primeiro seminário da Arquidiocese de Cuiabá, ele mandou instalar um sistema de radiodifusão justamente no prédio do antigo seminário da Conceição, onde hoje se encontra a Fundação Bom Jesus e o Museu de Arte Sacra. Em sua carta pastoral, ele dizia:

Para solenizar a passagem do centenário, em dezembro próximo, do Seminário da Conceição nos propomos:

[…]

3º. Instalar em Cuiabá uma rádio da Arquidiocese, para 1º. De janeiro de 1959, Festa do Padroeiro da Cidade, com o sugestivo nome de “Rádio Bom Jesus de Cuiabá”. Assim no centenário do estabelecimento destinado a formar os sacerdotes, que são imagem do Verbo de Deus, “Sacerdos alter Christus”, desejamos por-lhes nas mãos o melhor meio de propagar “super tecta” “quod in aure audierunt”: o Verbo de Deus.

Notem o significado destas palavras do arcebispo: ele queria pôr nas mãos do clero “o melhor meio de propagar sob os telhados a Palavra de Deus”. De fato, mesmo com o advento da internet, o rádio continua sendo uma grande potência da comunicação. Por isso, era fundamental para o clero esse instrumento, de modo que, em 23 de agosto de 1959, aconteceu a primeira transmissão ao vivo da antiga Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, pela AM 630.

Dona Aurora cumprimentando o ex-governador de MT, Frederico Campos | Foto: Dema Milhomem

Ao longo destas décadas, a Rádio tocou muitos corações por meio da evangelização e do compromisso social, realizado não apenas pelos sacerdotes, mas por muitos leigos que doaram as suas vidas voluntariamente para esta missão. Sou grato a cada um deles. Em especial, recordo a própria Dona Aurora Chaves, irmã de Dom Orlando, que dedicou boa parte do seu tempo em dirigir a Rádio, contribuindo também para a alfabetização de tantos cuiabanos, que ouviam as lições dela por meio de seus “radinhos de pilha”. Muitos ainda se lembram dela.

Em 2020, a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá AM 630 deu lugar à Rádio Bom Jesus FM 92.7. Tratou-se de um processo de modernização que ainda está em andamento com a contratação de profissionais, nova programação e nova marca. Agora é a “Rádio da Família”, guiando-se por estes quatro pilares: evangelização, informação, música e entretenimento.

E para celebrar os 65 anos da Rádio Bom Jesus, em 2024, apresento-lhes o nosso novo site. Aqui, você poderá ouvir a programação em tempo real, além de conferir nossos artigos, podcasts, notícias e outros conteúdos exclusivos, com atualização diária. Tudo preparado e produzido com carinho e dedicação para levar aos nossos ouvintes o melhor conteúdo. Afinal, esta Rádio só continua existindo por suas orações e contribuições. E quero continuar contando imensamente com o seu apoio. Muito obrigado!

Deus abençoe a todos.

Pe. Renan da Silva Cunha

Compartilhar: