Ao vivo
ouça agora!
/
/
Quaresma: Tempo de Conversão e Renovação Espiritual

Rádio Bom Jesus

Quaresma: Tempo de Conversão e Renovação Espiritual

Quaresma: Tempo de Conversão e Renovação Espiritual - Foto Bom Jesus FM

A Quaresma é um período litúrgico instituído pela Igreja Católica para favorecer os fiéis na busca pela santidade e na configuração a Cristo, promovendo o crescimento do amor e da fé. Com duração de pouco mais de 40 dias, essa fase antecede a Páscoa e tem um forte significado bíblico.

O Padre Renan Cunha destacou a simbologia do tempo quaresmal e sua importância na preparação espiritual dos cristãos. “A Quaresma é um tempo litúrgico instituído pela Igreja Católica a fim de favorecer os fiéis na busca da santidade e na configuração a Cristo, no crescimento do amor. Ele dura um pouco mais de 40 dias, e essa simbologia vem da Sagrada Escritura, pois tanto no Antigo Testamento como no Novo, o número 40 representa um tempo de penitência. Temos os 40 dias de dilúvio, os 40 dias de Nosso Senhor Jesus no deserto e os 40 anos do povo de Israel caminhando em busca da terra prometida”, explicou.

O sacerdote ressaltou ainda que a Quaresma antecede a Páscoa justamente por representar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. “A finalidade máxima da Quaresma é justamente que os fiéis morram para o pecado e renasçam para uma vida nova com Cristo, vivendo sua paixão, morte e ressurreição”, afirmou.

Durante esse período, os cristãos são chamados a três práticas essenciais: o jejum, a oração e os gestos concretos de caridade. “Por isso temos a Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema da ecologia integral, convidando a Igreja a dar maior atenção ao cuidado com a casa comum. A penitência e o jejum devem ser moderados e adequados a cada pessoa, enquanto a oração deve ser intensificada, com maior vivência dos sacramentos, da confissão e da Eucaristia. Aqueles que ainda não receberam os sacramentos devem se preparar para recebê-los na Páscoa”, destacou Padre Renan.

Por fim, o sacerdote deixou uma mensagem especial aos fiéis: “Desejo a todos uma santa e frutuosa Quaresma, para poderem estar configurados a Cristo na ressurreição do domingo de Páscoa”.

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

Seja um ouvinte do mês

Publicidade