A Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger, realizou no último sábado (13), um encontro para implantação da Pascom – Pastoral da Comunicação, e formação de novos comunicadores. O encontro foi realizado no pátio da igreja, que está em reforma, e contou com a presença do coordenador arquidiocesano da Pascom, Antônio Francisco e da assessora de comunicação da arquidiocese, Simone Guedes.
Com tema: “As Mídias Sociais e seu Alcance”, os debates foram conduzidos com base no Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação e também, com apoio de livros que tratam da História da Comunicação na Igreja, abordando o papel do agente de comunicação.
“Temos a realidades de comunidades rurais que precisam de acesso às informações de nossa paróquia, especialmente agora, que estamos para completar 190 anos de construção de nossa igreja matriz”, destacou Angélica Lisboa, jornalista e coordenadora da Pascom no município.
Os padres da paróquia, Padre Marcos Paulo Catanho, pároco em Santo Antônio, e o vigário, padre José Tiago, acolheram, acompanharam e puderam compreender na prática a necessidade de estender os trabalhos de comunicação para todas as comunidades.
A Pastoral da Comunicação é uma pastoral de serviço. De acordo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB), há lugares em que a Pascom é a primeira responsável pelos serviços de comunicação. Em muitas dioceses, assim como em Cuiabá, há uma clara separação entre o atuar dos agentes da pastoral da comunicação, e o atuar dos profissionais contratados, que se responsabilizam pelos meios de comunicação oficiais da arquidiocese.
“São trabalhos que se complementam. O profissionalismo existe para auxiliar os trabalhos e integrar, juntamente com pastorais, serviços e demais ações da igreja, a melhor estratégia de comunicação e seu público alvo”, destacou Simone Guedes, assessora de comunicação da arquidiocese.
Durante toda a tarde de formação o diálogo entre voluntários e profissionais foi estendido e favorecido para o planejamento e a abertura da comunhão. Agora, a Pascom de Santo Antonio segue com seus encontros e com a missão de construir um plano de trabalho para a paróquia e suas comunidades.