Mais de 70 sacerdotes de todo o Brasil se reuniram no Rio de Janeiro, entre os dias 15 a 19 de maio, para o “Curso de atualização para sacerdotes”, organizado pela Associação Presbíteros.

Da Arquidiocese de Cuiabá, participaram os padres Edimilton, pároco da paróquia Mãe dos Homens, Gabriel, vigário na paróquia Nossa Senhora das Graças, e Renan, diretor da Rádio Bom Jesus FM e vigário na paróquia São José Operário. “Foi uma experiência fantástica, uma oportunidade para descansar serenamente, ouvir os conselhos de Deus Pai e recomeçar”, afirmou padre Edimilton.
O tema deste ano foi “o sacerdócio comum dos fiéis e suas consequências”. O curso se fundamentou no ensinamento do Concílio Vaticano II, no documento Lumen Gentium: “O sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial ou hierárquico, embora se diferenciem essencialmente e não apenas em grau, ordenam-se mutuamente um ao outro; pois um e outro participam, a seu modo, do único sacerdócio de Cristo”.

Ao longo dos cinco dias de formação, os sacerdotes ouviram dez conferências e participaram de duas mesas redondas para interagirem com os professores. Os palestrantes deste ano foram os padres Hélio Luciano, professor adjunto de Teologia Moral na Universidade de Navarra, e Vicente Bosch, professor de Teologia Espiritual da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.
O CAS acontece anualmente desde 2008 e conta com o apoio da Prelazia do Opus Dei. Além da formação, o evento promove um ambiente de fraternidade sacerdotal e oração, de modo que os padres sempre saiam fortalecidos para a Missão. “Eu me sinto muito mais animado depois de participar do CAS, especialmente pelo contato com os demais sacerdotes. É uma experiência enriquecedora”, ressaltou padre Renan.