Ao vivo
ouça agora!
/
/
Padres de Cuiabá marcam presença no CAS 2024

Padres de Cuiabá marcam presença no CAS 2024

Mais de 70 sacerdotes de todo o Brasil se reuniram no Rio de Janeiro, entre os dias 15 a 19 de maio, para o “Curso de atualização para sacerdotes”, organizado pela Associação Presbíteros.

Padre Gabriel Maciel, vigário na Paróquia Nossa Senhora das Graças, participou ativamente das aulas | Foto: B16

Da Arquidiocese de Cuiabá, participaram os padres Edimilton, pároco da paróquia Mãe dos Homens, Gabriel, vigário na paróquia Nossa Senhora das Graças, e Renan, diretor da Rádio Bom Jesus FM e vigário na paróquia São José Operário. “Foi uma experiência fantástica, uma oportunidade para descansar serenamente, ouvir os conselhos de Deus Pai e recomeçar”, afirmou padre Edimilton.

O tema deste ano foi “o sacerdócio comum dos fiéis e suas consequências”. O curso se fundamentou no ensinamento do Concílio Vaticano II, no documento Lumen Gentium: “O sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial ou hierárquico, embora se diferenciem essencialmente e não apenas em grau, ordenam-se mutuamente um ao outro; pois um e outro participam, a seu modo, do único sacerdócio de Cristo”.

O último dia do evento foi marcado por um passeio no Cristo Redentor

Ao longo dos cinco dias de formação, os sacerdotes ouviram dez conferências e participaram de duas mesas redondas para interagirem com os professores. Os palestrantes deste ano foram os padres Hélio Luciano, professor adjunto de Teologia Moral na Universidade de Navarra, e Vicente Bosch, professor de Teologia Espiritual da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

O CAS acontece anualmente desde 2008 e conta com o apoio da Prelazia do Opus Dei. Além da formação, o evento promove um ambiente de fraternidade sacerdotal e oração, de modo que os padres sempre saiam fortalecidos para a Missão. “Eu me sinto muito mais animado depois de participar do CAS, especialmente pelo contato com os demais sacerdotes. É uma experiência enriquecedora”, ressaltou padre Renan.

Compartilhar: