
A igreja matriz do bairro Carumbé foi a escolhida pelo padre Zeca para celebrar os seus 50 anos de vida sacerdotal
A manhã de domingo, dia 11 de agosto de 2024, ficou marcada na memória de muitas famílias da arquidiocese de Cuiabá. Isso porque celebramos, às 9h, a Santa Missa em agradecimento a Deus pelos 50 anos de vida sacerdotal do padre Josef Geerickx, carinhosamente conhecido como Padre Zeca. A Santa Missa foi presidida pelo sacerdote na paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé, que neste ano completa 25 anos.
A emocionante celebração também foi momento de relembrar, com a comunidade, o início de sua história. “Há 25 anos nascia a Paróquia Sagrada Família. Foi em uma noite chuvosa, nesse barracão, e por conta do setor denominado “Sagrada Família”, aqui no Carumbé, que Dom Bonifácio permitiu que esse nome fosse dado a essa paróquia que me acolheu tão bem”, destacou o sacerdote.
Nesses 25 anos de paróquia, padre Zeca, recordou os pequenos gestos de doação e gratidão, para que a comunidade conseguisse seguindo, em unidade, como paróquia na arquidiocese. Durante a celebração o padre fez agradecimentos a comunidade e destacou a importância do cuidado com a natureza.
“Como filho de jardineiro fiz questão de cuidar da natureza. Cuidem dessas árvores aqui ao redor da igreja, nessa quadra, e em todos os locais por onde passei”, disse o padre que aproveitou para pedir que os paroquianos continuem zelando pela área verde ao redor das comunidades que fazem parte da paróquia.

A Santa Missa foi concelebrada pelos padre João Vytor, pároco da paróquia Sagrada Família, e também do padre Luilson Sávio, chanceler e arquivista da arquidiocese, além de vigário da paróquia Sagrada Família.
Padre Zeca é de origem belga e chegou ao Brasil na década de 1970, logo após sua ordenação sacerdotal. Enviado como missionário, ele se estabeleceu inicialmente no interior do Mato Grosso, onde desenvolveu um trabalho pastoral intenso junto às comunidades rurais. Sua missão sempre foi marcada pela simplicidade e pelo profundo amor ao próximo, características que o tornaram uma figura querida e respeitada por onde passa.
Conhecido por realizar suas missões saindo em uma bicicleta, padre Zeca, afirma continuar pedalando por onde vai. Hoje, morando em El Salvador, na América Central, o padre está auxiliando na formação de novos sacerdotes. A celebração dos 50 anos de vida sacerdotal de Padre Zeca não foi apenas uma homenagem a um homem de fé, mas também um testemunho vivo de que a dedicação e o amor ao próximo são valores que transcendem o tempo.
A Paróquia Sagrada Família, que celebra o Jubileu de Prata em 2024, recebeu a visita do padre Zeca com imensa alegria e na expectativa de celebrar os próximos anos com toda a arquidiocese.