Ao vivo
ouça agora!
/
/
PADRE ACOLHE MIGRANTES HÁ 31 ANOS NA AMÉRICA CENTRAL

Rádio Bom Jesus

PADRE ACOLHE MIGRANTES HÁ 31 ANOS NA AMÉRICA CENTRAL

Padre Verzeletti acolhe migrantes há 31 anos na América Central

O Padre Verzeletti é um sacerdote conhecido pelo seu trabalho em prol dos direitos humanos e pela sua dedicação às causas sociais, especialmente no Brasil. O sacerdote esteve na Rádio Bom Jesus, na última quinta-feira (27), e falou com a equipe do “Expresso 33” de diversas questões relacionadas à imigração, à proteção de refugiados e à justiça social. A sua abordagem enfática nos valores cristãos e na defesa dos mais vulneráveis destaca-se como um dos principais pontos da entrevista.

Padre Verzeletti atuou como diretor da Casa del Migrante na Guatemala e em El Salvador, onde ofereceu abrigo, apoio e assistência aos migrantes em sua jornada.

“O Brasil que eu conheço é o Brasil da universalidade. Tanto o Brasil do viciado, quanto da filosofia ou teologia. Quando comecei em primeiro momento a trabalhar com os migrantes, foi na fronteira México com os Estados Unidos. Também com os que vieram fugindo da guerra da Guatemala, El Salvador, Honduras. A ditadura militar da América Latina ainda repercutia na saída de pessoas que buscavam uma proteção internacional nessa época”, disse o Padre Verzeletti.

São 31 anos de sacerdócio com trabalho que envolve frequentemente as causas profundas da migração, como a violência, a pobreza e a falta de oportunidades nos países de origem dos migrantes. Ele tem defendido a necessidade de políticas de imigração abrangentes e humanas e tem trabalhado incansavelmente para chamar a atenção para a situação dos migrantes e refugiados na região. Atualmente, ele é responsável pelo Centro de Pastoral para Migrantes em Cuiabá.

Em recente viagem realizada a Roma, o Padre foi recebido pelo Papa Francisco. Na pauta do encontro foram abordados vários temas sobre os migrantes da Guatemala e do mundo.

“As palavras proferidas pelo Papa Francisco foram que devemos acolher, proteger, promover e integrar o migrante quando ele chega num País distinto. E essas foram as palavras muito acertadas do Papa Francisco e que hoje fazem parte da nossa pastoral para atender essa população que chega de forma vulnerável”, completou o Padre.

O desafio dos migrantes é uma questão complexa e multifacetada que envolve vários fatores que levam as pessoas a abandonar os seus países de origem e a procurar refúgio ou melhores oportunidades noutros locais.

As principais razões para a migração incluem violência, instabilidade política, dificuldades econômicas, desastres ambientais e falta de oportunidades nos países de origem. Muitas pessoas fogem de zonas de conflito ou de regiões com elevadas taxas de criminalidade em busca de segurança e estabilidade.

Compreender e enfrentar o desafio dos migrantes envolve uma abordagem abrangente que considere as necessidades humanitárias, os quadros jurídicos e as causas subjacentes da migração.

Veja a entrevista completa:

 

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

A Fundação Bom Jesus, em parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, realizaram mais uma edição

Seja um ouvinte do mês

Publicidade