Ao vivo
ouça agora!
/
/
Onda de Calor Histórica se Aproxima do Brasil: Temperaturas podem chegar a 45ºC no Centro-Oeste

Rádio Bom Jesus

Onda de Calor Histórica se Aproxima do Brasil: Temperaturas podem chegar a 45ºC no Centro-Oeste

Onda de Calor Histórica se Aproxima do Brasil: Temperaturas podem chegar a 45ºC no Centro-Oeste / Foto : Freepik
Onda de Calor Histórica se Aproxima do Brasil: Temperaturas podem chegar a 45ºC no Centro-Oeste / Foto : Freepik

Uma das maiores ondas de calor já registradas no Brasil está a caminho, com impacto especialmente forte nas regiões Norte e Centro-Oeste. Em Cuiabá, as temperaturas podem alcançar impressionantes 45 graus durante a primeira quinzena de setembro. Com isso, a concessionária Energiza já está em alerta, preparando suas equipes para o aumento no consumo de energia.

A meteorologista Ana Paula Paz explica que esse calor intenso é causado por um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens de tempestade e impede a chegada de frentes frias à região. “As temperaturas vão ficar bastante elevadas, com máximas previstas entre 40 e 44 graus na capital, Cuiabá”, afirmou.

Fabiana Santana, supervisora comercial da Energiza, acrescenta que as temperaturas podem ficar até 10 graus acima da média em algumas regiões do estado. Ela orienta sobre o uso consciente do ar-condicionado: “Manter o ar-condicionado limpo e ajustado a 23 graus ajuda a economizar energia. Durante essa onda de calor, o uso excessivo pode aumentar significativamente o consumo de eletricidade. É importante fazer trocas conscientes, como desligar o ar-condicionado e usar um ventilador quando o ambiente já estiver refrigerado.”

A meteorologista Josélia Pegorim alerta ainda que não há previsão de chuva significativa até o final de setembro. “Por enquanto, a expectativa é de chuvas apenas para o fim do mês. Até lá, não se esqueçam de se hidratar adequadamente”, conclui.

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

A Fundação Bom Jesus, conhecida por seu compromisso com a solidariedade e apoio às causas sociais da Igreja, realizará

Seja um ouvinte do mês

Publicidade