A Companhia Nacional e Abastecimento (CONAB) divulgou na terça-feira (12) , o sexto levantamento da safra. O dado apontou redução de mais de 15% na produção de grãos na safra 23/24.
A queda na produção é reflexo das condições climáticas, principalmente no início da safra da soja, no ano passado, quando o volume de chuva ficou abaixo do esperado no Estado, com municípios produtores inclusive decretando emergência por causa da estiagem e dos prejuízos à agricultura, como foi o caso de Sorriso e Rondonópolis.
De acordo com o levantamento da Conab, a estimativa é de que a queda seja de quase 14% na produtividade de grãos na safra atual, em comparação com a safra passada 22/23. Essa queda é estimada também na produção de grãos em 15,6% em Mato Grosso.
A safra passada teve uma produção de quase 101 milhões de toneladas. Já na safra 23/24, a produção estimada é de pouco mais de 85 milhões de toneladas.
Mato Grosso é o estado brasileiro que está mais adiantado na colheita de soja, com quase 90% da área colhida. O plantio do algodão já está 100% finalizado e o do milho está se encaminhado para a reta final, com plantio de 97,81%