Ao vivo
ouça agora!
/
/
Mato Grosso recebe relíquia de Santa Teresinha do Menino Jesus

Mato Grosso recebe relíquia de Santa Teresinha do Menino Jesus

Papa Francisco reza diante das relíquias de Santa Teresinha, em celebração na Praça de São Pedro | Foto: Vatican News

Teresinha do Menino Jesus marcou profundamente sua época e contribuiu universalmente para o bem da humanidade. Mesmo tendo nascido há mais de 151 anos e beatificada há um século, a jovem carmelita, que é padroeira da França e das missões, continua influenciando muitas gerações e tem no Brasil uma das maiores devoções.

De 10 a 17 fevereiro, pela primeira vez, Mato Grosso entrará no roteiro para receber as relíquias de primeiro grau da santa francesa — as relíquias são restos mortais de santos e beatos. A urna que peregrinará pelas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Sinop terá os ossos do pé direito e do fêmur de Santa Teresinha.

Na Arquidiocese de Cuiabá está sendo preparada uma programação especial para que os fiéis e devotos tenham oportunidade de visitar e venerar as preciosas relíquias de Santa Teresinha no Carmelo de São José, em Várzea Grande. Serão celebradas missas, realizadas conferências sobre a santa além de momentos de oração.

Além disso, na segunda-feira (12/02), a urna com as relíquias estará presente no Vinde e Vede, um dos maiores eventos católicos do Centro-Oeste, realizado neste ano na Arena Pantanal, em Cuiabá.

“É uma grande chuva de graça para todos nós: pela primeira vez, graças à presença das Irmãs Carmelitas Descalças do Carmelo de São José de Cuiabá e dos grupos da Ordem Secular, o nosso evento foi contemplado e será abençoado com a presença das relíquias de Santa Teresinha”, comemorou o padre Reginaldo Oliveira.

O que se destaca na espiritualidade de Santa Teresinha é a sua grande universalidade. Mundialmente conhecida graças ao seu exemplo de vida e aos seus escritos, suas memórias, publicadas sob o título “Histoire d’une âme” — na tradução para língua portuguesa como “História de uma alma” —, logo após sua morte, imediatamente tiveram um impacto mundial. O livro já vendeu mais de 500 milhões de cópias, o que a coloca como uma das mulheres mais publicadas do mundo.

“Como já disse São Pio X, santa Teresa ‘é a maior santa de todos os tempos’. Portanto, receber as relíquias para veneração tem um valor imensurável para a nossa Igreja e a fé do nosso povo. Serão, sem dúvida, momentos e oportunidades para estarmos mais próximos de Deus, dos sacramentos e duma vida de oração mais profunda”, destacou o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio.

Santa Teresinha do Menino Jesus é uma das quatro mulheres doutoras da Igreja Católica e teve este título proclamado pelo Papa São João Paulo II. Já os pais de da santa, Luís e Zélia Martin, foram canonizados pelo Papa Francisco em 2015, sendo o primeiro casal a ser elevado às honras dos altares numa mesma cerimônia na história da Igreja.

Peregrinação

A peregrinação das relíquias foi iniciada em 1997, ano do centenário da morte da santa, e já percorreu cerca de 100 países. No Brasil, esta será a quarta visita das relíquias. Neste ano, a peregrinação ocorre entre fevereiro e outubro em diversos estados.
A urna com as relíquias estará em Cuiabá e Várzea Grande entre os dias 10 e 13/02; em seguida, na cidade de Cáceres nos dias 13 e 14/02 e em Sinop nos dias 15 e 16/02. Na manhã do dia 17 a urna será levada para a região Sul do país.

Compartilhar: