Nos últimos dias, Mato Grosso tem passado por uma oscilação de temperatura. Após a nova onda de calor que elevou os termômetros em 5 graus, a temperatura caiu e pegou a população de surpresa. Toda essa mudança gera o aumento no consumo de energia e, por isso, o programa Expresso 33 da Rádio Bom Jesus FM ouviu especialistas do setor.
Na última terça-feira (14), o CEO da empresa Enersim, Thiago Viana, falou sobre a geração de energia compartilhada para baratear a conta de luz. A Enersim é a maior gestora de associações de geração distribuída do país. Faz a ponte entre as pessoas que querem gerar sua própria energia e, com isso, conseguir uma economia na sua fatura.
“São vários benefícios (para o associado da Enersim), o primeiro é a economia direta na fatura de energia em até 20%, mas um seguro contra as bandeiras (com isenção), além de ter outros benefícios na sua fatura mensal”, disse Thiago Viana.
A bandeira tarifária é classificada pelas cores vermelha, verde e amarela. Elas são definidas a cada mês. E indicam se haverá ou não acréscimo no valor da conta de luz, devido ao uso das termelétricas. Quando chove pouco, o nível dos reservatórios das hidrelétricas diminui; sendo assim, a produção de energia também cai.
Os associados da Enersim não precisam investir em placas solares ou em outras fontes de geração, pois elas são compartilhadas entre todos os membros da cooperativa. Além disso, eles não precisam se preocupar com a limpeza, a segurança ou a garantia dos equipamentos, pois tudo isso fica sob a responsabilidade da Enersim.
Questionado sobre como economizar, Thiago Viana afirmou que basta dizer sim ao plano da empresa. “Você vai ser aderido a uma das nossas associações, basta assinar um termo de adesão. A partir daí, a própria associação vai começar a destinar os créditos de energia gerados nas fazendas solares para a tua unidade consumidora. Aí, você vai primeiro receber o crédito na sua fatura, somente após receber o crédito que você vai receber o pagamento para a associação já com desconto previsto na sua proposta”, afirmou Viana.
O processo para aderir ao plano é realizado digitalmente, sem custos de adesão ou de cancelamento. Basta fazer uma simulação no site da Enersim ou entrar em contato com a Rádio Bom Jesus pelo número 65-9 9970 7870.
Veja entrevista: