Ao vivo
ouça agora!
/
/
Frei Lucas, que trabalhou em Cuiabá, ajuda famílias no Rio Grande do Sul

Frei Lucas, que trabalhou em Cuiabá, ajuda famílias no Rio Grande do Sul

Frei Lucas Rafael Ferreira, da Ordem dos Capuchinhos, está em Canoas, a 18 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele, que já serviu em Cuiabá–MT, tem ajudado as famílias que estão desalojadas, por conta das chuvas dos últimos dias na região.

Frei Lucas é membro da Ordem dos Capuchinhos e já fez missão em Cuiabá

“Muitas cidades foram afetadas pelas enchentes e isso tem prejudicado muitas pessoas. A água das enchentes pegou até o teto, então muitas coisas se perderam. Todo o bairro está afetado pelo alagamento. Eu e Frei Clayton saímos logo na sexta-feira para auxiliar muitas pessoas. Então, nós não chegamos a pegar a água porque a gente saiu, foi para ajudar as pessoas no centro. A gente estava recolhendo aqueles que estavam desabrigados e, até então, estamos na casa de um paroquiano. Durante o dia, os helicópteros estão trabalhando muito; e muitas pessoas com barcos se disponibilizaram para ir resgatar outras. É muito bonito ver isso porque a gente vê essa solidariedade humana, esse amor de cuidar uns dos outros”, disse Frei Lucas.

O Rio Grande do Sul enfrenta fortes temporais, que deixaram mais de 80 mortos desde 29 de abril. São mais de 149 mil pessoas fora de casa e 873 mil atingidos em 364 cidades. A elevação deve permanecer acima do limite para inundação (3 m) pelos próximos 10 dias. Antes dos níveis atingidos neste mês, o recorde era de 1941 (4,76 m).

Com a chuva, muita gente ficou sem alimentação e água. E nesse momento a solidariedade tem ajudado a todos. “Está chegando muita alimentação, muita roupa, e isso é ótimo. Mas falta muito colchão ainda, edredom para as pessoas por conta do frio. Hoje está um dia mais ensolarado, mas, de todo modo, dá uma esfriada à noite. Em outros locais, porém, tem bastante. Estão conseguindo doar. E a alimentação está chegando bem, a água está chegando bem para esses centros. Graças a Deus, as pessoas estão ajudando”, agradeceu o Frei.

Parte dessa ajuda vem do compromisso da própria comunidade católica. A Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul, suas entidades membros e todas as dioceses e comunidades estão com uma campanha de apoio ao povo do Rio Grande do Sul, impactado por essas inundações devastadoras.

Para ajudar, o PIX é: 33654419.0010-07 (CNPJ) ou Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil). Outro PIX usado é: 33654417/0010-07.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou também o PIX para ajuda às famílias gaúchas. PIX 33685686.0010-41 (CNPJ).

A Arquidiocese de Porto Alegre está recebendo apoio para os desabrigados pelo PIX: 92.679.935/0001-64

A Universidade Lasalle, junto do Frei Lucas, disponibilizou o PIX: 7262.001790@lasalle.org.br. O comprovante precisa ser enviado para o e-mail: pastoral@uniasalle.edu.br

Compartilhar: