Ao vivo
ouça agora!
/
/
Educação financeira nas escolas

Rádio Bom Jesus

Educação financeira nas escolas

Assunto pouco trabalhado nas escolas, faculdades, universidades e ainda um tabu em muitos lares brasileiros

 

Sou defensor que as pessoas devem ser educadas sobre questões financeiras o mais cedo possível em suas vidas, portanto, ensinar a lidar com dinheiro também é papel da escola.

 

Mais de 40% da população adulta brasileira está endividada de acordo com o Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgado em dezembro/2024, o que representa 68 milhões de pessoas encontra-se inadimplente por algum motivo.

 

Uma das saídas para esse problema é a oferta de educação financeira de qualidade nas escolas públicas e privadas. Assim, as crianças podem aprender conceitos como planejamento, consumo consciente, cidadania, poupança e organização financeira para que comecem a ter um senso de responsabilidade e organização desde cedo.

 

Recebendo Educação Financeira na escola desde pequenos os alunos se tornam adultos mais seguros em relação ao uso do dinheiro, escolhas e nas suas decisões além de estarem preparados para enfrentar ou suportar diferentes cenários econômicos

 

Grande parte das famílias ainda não estão preparadas para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro porque os próprios pais ainda não sabem como fazer isso. Daí o papel fundamental da Escola, Faculdade e Universidade.

 

Existem diversos projetos e formatos que uma Instituição de Ensino Públicas ou Privadas pode aderir para adicionar no seu calendário o ensino de educação financeira aos seus professores, colaboradores e alunos. Informação importante: conforme o projeto que a escola escolher conseguirá implantar e desenvolver de forma gratuita ou até mesmo obter resultado financeiro.

 

Fica o meu convite para que os Gestores da Comunidade Escolar adicionem esse assunto na pauta e planejamento da sua instituição de ensino em 2025, para que nossos queridos alunos cheguem à idade adulta sabendo ser organizados com o dinheiro e saber quanto ganha, quanto gasta, em que gasta.

SÉRGIO SARRO  é Especialista em finanças e Educador Financeiro. atendimento@sergiosarro.com.br

 

 

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

Seja um ouvinte do mês

Publicidade