Ao vivo
ouça agora!
/
/
Conferência reúne bispos para tratar dos desafios da evangelização na Amazônia

Rádio Bom Jesus

Conferência reúne bispos para tratar dos desafios da evangelização na Amazônia

Encontro dos bispos na CEAMA

Cinco anos após o Sínodo da Amazônia, bispos das dioceses e prelazias da região Pan- Amazônica, se encontraram em Bogotá, durante os dias 17 a 20 de agosto, para o Encontro da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Lá, entre tantos assuntos, abordaram os desafios e processos da evangelização, traçando caminhos, em comunhão coma Igreja e o Papa Leão.

O CEAMA é um organismo que busca articular experiências pastorais, e oferecer apoio às Igrejas locais diante dos desafios de evangelizar, em uma área extensa e marcada por desigualdades sociais e ambientais.

Encontro dos bispos na CEAMA

Segundo Dom Mário, “a CEAMA tem se tornado um sinal de esperança”. Para ele, a partilha entre bispos, padres, religiosos e leigos fortalece a caminhada da Igreja na Amazônia e abre novos caminhos de evangelização.

O Encontro destacou a resistência e as dificuldades vividas no cotidiano missionário, mas também a força da esperança. “Foi uma oportunidade para reconhecer o trabalho de missionários e missionárias que dedicam suas vidas ao anúncio do Evangelho na Pan-Amazônia”, afirmou o arcebispo.

Dom Mário Antonio, arcebispo de Cuiabá

Dom Mário ressaltou que: “o espírito missionário de hoje pede alegria e coragem“. Ele lembrou que a Igreja é chamada a ser sinodal, ou seja, caminhar em conjunto, construindo uma Amazônia baseada, na verdade, na justiça e na paz.

Ao final desses dias, os presentes também ressaltaram a importância daqueles que se gastam à vida missionária. “Temos que reconhecer e agradecer o empenho de leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos, que se dedicam à missão nas localidades mais complexas e, mesmo nas adversidades, fazem com que Cristo seja conhecido e todos tenham vida; e vida em abundância”, destaca o arcebispo.

De Mato Grosso, além de Dom Mário Antonio, arcebispo de Cuiabá, estiveram presentes no Encontro o bispo da Diocese de Juína, Dom Nery Tondello, o padre Reinaldo Braga, secretário Executivo do Regional Oeste 2, e Dom Lúcio Nicoletto, da Prelazia de São Félix do Araguaia e membro do Regional Norte 3.

 

 

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

Seja um ouvinte do mês

Publicidade