O texto base que deu início à Campanha da Fraternidade no Brasil completa seis décadas em 2024

A Campanha da Fraternidade (CF) é um evento anual promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o período da Quaresma. Em 2024, ela traz o tema “Fraternidade e Amizade Social”, abordando questões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. O lançamento na Arquidiocese de Cuiabá será na terça-feira (13) de fevereiro, após a missa de encerramento do 37º Vinde e Vede.
“A escolha do tema da campanha é sempre realizada com pelo menos dois anos de antecedência. Neste ano, ele reflete a necessidade de promover a fraternidade e a amizade social em meio aos desafios contemporâneos. Nós enfrentamos grandes questões como: desigualdade, intolerância, discriminação e exclusão social. Por isso, o Papa Francisco nos convida a vivermos, em unidade, esse período de reflexão”, destacou o arcebispo metropolitano, dom Mário Antonio.
A CF 2024 busca sensibilizar a população sobre a importância de superar esses obstáculos, promovendo valores fundamentais para a convivência harmoniosa. O período da Quaresma, que antecede a Semana Santa, é tradicionalmente associado ao arrependimento, reflexão e práticas de solidariedade. Neste contexto, a CF 2024 propõe a integração do tema da fraternidade e amizade social nas práticas quaresmais, reforçando o compromisso cristão com a construção de um mundo mais justo e humano.
Dentre as práticas quaresmais sugeridas pela campanha, destaca-se a importância do diálogo inter-religioso e intercultural. A busca pela compreensão mútua e o respeito às diferenças são ferramentas fundamentais para construir pontes entre as diversas comunidades presentes em nossa sociedade plural.
“Um dos pontos centrais da campanha é o estímulo à participação ativa na promoção de ações sociais e caritativas. A solidariedade concreta, através do auxílio aos mais necessitados, é vista como uma expressão genuína da fraternidade cristã. Por isso, as comunidades são convidadas a promoverem a arrecadação de alimento e ajudarem os mais próximos”, disse o coordenador geral da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Cuiabá, Luis Lopes.
A 37ª edição do Vinde e Vede, que é realizado de 10 a 13 de fevereiro, na Arena Pantanal, contará com a colaboração de membros de pastorais e movimentos na arrecadação de alimentos não perecíveis. A entrada, neste ano, para participar da programação do tradicional evento de carnaval católico, é a oferta de 1 quilo de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida. Todo mantimento arrecadado será destinado para doação.