Ao vivo
ouça agora!
/
/
Arquidiocese de Cuiabá se despede de Cardeal responsável pela Missão Salesiana

Arquidiocese de Cuiabá se despede de Cardeal responsável pela Missão Salesiana

A Missa de encerramento das atividades celebrativas, pelos 130 anos da Missão Salesiana em Mato Grosso, foi realizada na noite de sexta-feira (15), na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, com a presença da família Salesiana, membros da comunidade, bispos, padres da Arquidiocese de Cuiabá, e concelebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio.

Dom Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos e Cardeal, está em Mato Grosso desde o último dia 10, numa agenda intensa. O sucessor de Dom Bosco foi acolhido e amado pelos mato-grossenses durante sua passagem pelo Estado.

“O nosso interesse é que a família Salesiana permaneça conosco. Que possam continuar em nossas paróquias, com nossos povos indígenas, com nossas ações sociais, e que sejam o vinho bom, o vinho do coração, o vinho da ternura e o vinho da abundância”, afirmou dom Mário.

O Cardeal esteve com leigos, fez fotos, vídeos, atendeu os fiéis e dialogou com a sociedade. Na região de Barra do Garças, ele celebrou missas e participou de atividades com os povos indígenas. Foi acolhido pelo povo Bororo de Meruri e demais aldeias da região.

Ele também esteve presente numa caminhada pelo Marco Histórico do Cruzeiro/Tachos, na região de São Marcos, participou de ações com os povos Xavante da Aldeia Nossa Senhora de Fátima e passou por Sangradouro. Na capital mato-grossense, foi acolhido no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, na região da prainha, por estudantes e membros da comunidade Salesiana.

Em sua estadia por nosso Estado, o Cardeal recebeu homenagem dos alunos dos Colégios católicos: São Gonçalo, Colégio Santo Antônio, Colégio Sagrado Coração de Jesus (FMA) e Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), tocou violão e cantou com os jovens, vestiu a camiseta do Cuiabá, e visitou a Obra Social conduzida pela Missão Salesiana, no bairro Pedra 90.

A celebração da Santa Missa na paróquia São Gonçalo do Porto contou com a presença da comunidade cuiabana. Hoje, um simpósio foi realizado no período da manhã. Na Catedral, na missa de encerramento das atividades celebrativas, o padre Humberto, o segundo sacerdote mais idoso entre os salesianos, esteve na missa de encerramento e marcou a celebração.

Os bispos salesianos presentes concelebraram com dom Angel. “Dom Angel esteve durante 10 dias em nossa inspetoria. Algo inédito! Somos afetuosos e generosos. Ele levará muitas lembranças daqui”, afirmou padre Ricardo, que acompanhou o Cardeal, que no mês de abril estará mais próximo do Papa Francisco em suas atribuições.

O encerramento da visita do Cardeal, que já deixa saudades, foi marcado pela alegria e calor dos cuiabanos. O governador do Estado, Mauro Mendes, a primeira-dama, Virgínia Mendes, o senador Mauro Carvalho e sua esposa, Mônica Carvalho, estiveram presente e auxiliaram no acolhimento do Cardeal.

Com o coração repleto de lembranças e a mala abarrotada de presentes, além de um coração agradecido, o Cardeal se despede de Mato Grosso. A Arquidiocese de Cuiabá entra para a história da Igreja com a presença do sucessor de Dom Bosco nas terras de Dom Aquino Correia.

Compartilhar: