Ao vivo
ouça agora!
/
/
Arquidiocese celebra 14 anos de vida episcopal de Dom Mário Antonio

Arquidiocese celebra 14 anos de vida episcopal de Dom Mário Antonio

Hoje, dia 20 de agosto de 2024, Dom Mário Antonio da Silva, arcebispo metropolitano de Cuiabá, celebra 14 anos de sua ordenação episcopal. Esse marco significativo reflete sua dedicação pastoral, seu comprometimento com a missão da Igreja e seu zelo pelo cuidado das almas sob sua responsabilidade.

Dom Mário Antonio foi ordenado bispo em agosto de 2010, na cidade de Manaus, Amazonas. Sua trajetória episcopal começou como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, onde desempenhou um papel crucial no fortalecimento das comunidades católicas, especialmente em áreas mais remotas da Amazônia. Sua presença constante e seu compromisso com a evangelização e a promoção da justiça social logo se destacaram, fazendo dele referência e o aproximando das pessoas por onde passou.

Em 2017, foi nomeado bispo diocesano de Roraima, onde enfrentou desafios complexos, como a questão dos direitos dos povos indígenas e a crise migratória decorrente da chegada de refugiados venezuelanos. Dom Mário mostrou-se um pastor sensível e atuante, promovendo ações concretas de acolhimento e solidariedade, em consonância com o Evangelho e os ensinamentos sociais da Igreja.

A chegada à Arquidiocese de Cuiabá, em 2022, marcou o início de uma nova etapa em sua missão. Desde então, Dom Mário Antonio tem se empenhado em revitalizar as pastorais da arquidiocese, buscando integrar ainda mais as comunidades, fortalecendo as formações dos agentes pastorais e incentivando uma vida cristã autêntica, baseada na comunhão e na caridade. Sua liderança é marcada pelo diálogo, proximidade e espírito sinodal, sempre atento às necessidades e anseios do povo de Deus.

Ao longo desses 14 anos, Dom Mário participou ativamente de eventos eclesiais de grande importância, como o que está participando nesta semana, o V Encontro da Igreja na Amazônia Legal, contribuindo, assim, com sua experiência pastoral e amor pela Igreja.

A celebração desse aniversário é uma oportunidade para toda a Arquidiocese de Cuiabá expressar sua gratidão a Deus pelo dom do pastoreio de Dom Mário Antonio. Sua trajetória inspira não apenas os fiéis de sua arquidiocese, mas todos os que buscam viver sua fé de forma coerente e comprometida com os ensinamentos de Cristo.

A comemoração dos 14 anos de vida episcopal de Dom Mário será celebrada no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, na próxima sexta-feira, dia 23, dia em que a Missa em Ação de Graças pelos 65 anos da Rádio Bom Jesus marca a história da Igreja em Cuiabá. Participe!

Compartilhar: