A 61ª Assembleia dos Bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia amanhã (10), com a celebração da Santa Missa, às 7h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior de São Paulo. As atividades encerram no próximo dia 19 de abril e Dom Mário Antonio, arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, participa do encontro que reunirá 486 bispos do Brasil.
“Serão dias intensos, de muito estudo, com reflexões e debates pertinentes à Igreja no Brasil, e estarei entregue e atento, vivendo esses dez dias na Casa da Mãe Aparecida, com meus irmãos e contando com as orações de todos”, afirmou o arcebispo de Cuiabá.
Dom Mário destacou que um dos temas centrais deste ano é: A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. “Temos o desafio de avançar muito mais, neste ano de 2024, com pautas tão necessárias e também com temáticas indispensáveis que nortearão nossos trabalhos nos próximos anos”, explicou o arcebispo.
Quatro temas serão trazidos à luz durante esses dias de Assembleia Geral: o Sínodo dos Bispos 2021-2024, o Jubileu 2025, o Relatório da Presidência e Juventude e assuntos referente à Doutrina da Fé, envolvendo Liturgia, Relatórios econômicos, entre outras questões.
A Rádio Bom Jesus FM, que neste ano completa 65 anos de atuação em Mato Grosso, acompanhará as atividades do arcebispo metropolitano. Parte da 61ª Assembleia Geral será transmitida pelos canais oficiais da CNBB. Além disso, pela primeira vez a Pastoral dos Surdos fará a tradução das suas Lives com a interpretação da língua brasileira de sinais