Ao vivo
ouça agora!
/
/
Após aprovação no Senado, PEC sobre drogas segue para a Câmara

Sem Categoria

Após aprovação no Senado, PEC sobre drogas segue para a Câmara

Após aprovação no Senado, PEC sobre drogas segue para a Câmara - Foto: Freepik

Foi aprovada pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (16), em dois turnos de votação, a PEC sobre drogas. A PEC 45/2023 insere no art. 5º da Constituição a determinação de que é crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga, ou entorpecente. Isso “sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar”.

No total foram 53 votos a favor e 9 contrários na votação em primeiro turno. Em segundo turno, o placar ficou em 52 a 9. A PEC agora segue para a Câmara dos Deputados.

A proposta de emenda à Constituição prevê a criminalização do porte e posse de substância ilícita entorpecente (que são aquelas ditas pela administração pública como tais) e faz a ressalva da impossibilidade da privação da liberdade do porte para uso; ou seja, o usuário não será, jamais, penalizado com o encarceramento. O usuário não pode ser criminalizado por ser dependente químico; a criminalização está no porte de uma substância, tida como ilícita, que é absolutamente nociva por sua própria existência — afirmou Pacheco.

A Lei de Entorpecentes teve origem em projeto do Senado de 2002, que teve sua aprovação finalizada em 2006, sendo sancionada em agosto daquele ano, no primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.

A PEC 45/2023 foi apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco após repercussão da retomada, em agosto de 2023, do julgamento do STF, iniciado em 2015, de uma ação sobre o porte de drogas para consumo próprio, referente ao artigo 28 da Lei de Entorpecentes. Em 2015, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso votaram pela não criminalização do porte de maconha. Com pedido de vista do então ministro Teori Zavascki, o julgamento foi suspenso e assim ficou por cerca de sete anos.

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

Seja um ouvinte do mês

Publicidade