O Jornal Mato Grosso Hoje recebeu, nesta terça-feira (21), a presidente da AMPARA – Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção, Daisy Guilem, além de estar a frente da Instituição, desde 2020, ela é mãe por adoção, administradora, neuropsicopedagoga e formanda em psicanálise. Daisy falou sobre os desafios da adoção e a realidade em Mato Grosso.
Vinda de São Paulo, em 2016, a mãe por adoção de dois adolescentes contou sobre sua realidade de família, relatando as fases dos processos que incluem a afetividade e criação de vínculo com os irmãos, que estão há oito anos com ela e seu esposo. Casada, com 25 anos de parceria, ela destacou a necessidade de acolhimento e preparação emocional para conquistar a criança na primeira infância.
Além de apresentar dados e explicar como funciona o processo de adoção de uma criança, a presidente também lembrou que a morosidade se dá pelo perfil desejado pelos pais, que acaba não sendo atendido. Outro destaque importante relatado por ela, foi sobre a adoção priorizada as necessidades da criança. Mato Grosso possui casas de acolhimento e nem todas as crianças estão aptas para adoção.
CONCURSO
O próximo dia 25 de maio é dedicado para conscientizar o ato de acolhimento de crianças e adolescentes. Um concurso entre estudantes públicos está sendo realizado pela 11ª vez e, às 9h, no auditório Gervásio Leite, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os alunos com as melhores redações sobre o tema serão premiados como forma de incentivo e valorização.
Várias ações são realizadas pela instituição. Entre elas, cursos preparatórios para pessoas que desejam adotar, acompanhamento para quem está no processo de adaptação com adoção e acolhimento de pais por adoção, entre outras ações. Confira os detalhes da entrevista e acompanhe as ações da AMPARA no link.