
À medida que a Arquidiocese de Cuiabá se aproxima do segundo aniversário da nomeação de Dom Mário Antonio como seu arcebispo, refletimos sobre os desafios e conquistas que marcaram sua gestão. Desde sua chegada em 1º de maio de 2022, Dom Mário tem incentivado fortalecimento da fé e do bem-estar espiritual dos fiéis.
Conhecendo a Comunidade
“Esses dois anos foram essenciais para conhecer as paróquias e ouvir as pessoas”, afirma Dom Mário. Com uma missão de escuta ativa, ele visitou todas as 31 paróquias da arquidiocese, absorvendo as realidades locais e recebendo propostas e demandas. “Agora é tempo de organizar todas as informações”, destaca o arcebispo.
Mudanças
Entre as iniciativas notáveis, Dom Mário tem acompanhado a formação de novos sacerdotes, realizou três ordenações sacerdotais, e para melhor acompanhar os iniciantes no Seminário Cristo Rei, implementou uma formação mais personalizada, com a criação de uma casa específica para o propedêutico, que acolhe os futuros sacerdotes. Ele também criou o Conselho Presbiteral e reativou o Conselho Arquidiocesano Pastoral (CAP), revitalizando as ações pastorais que haviam sido limitadas com a pandemia. Realocou algumas comunidades para melhor atendimento. Dom Mário também realizou algumas nomeações com transferências de padres, conforme as necessidades das paróquias.
Foco nos Vulneráveis
Sob a liderança de Dom Mário, a arquidiocese intensificou os esforços para servir aos mais vulneráveis, incluindo os sem-teto e os marginalizados. O arcebispo visitou as obras sociais que estão ativas na arquidiocese, os projetos sociais de movimentos, serviços e também de religiosos e religiosas. Dom Mário acolheu, recentemente, às Irmãs Missionárias da Caridade, testemunho de seu compromisso com o serviço aos mais necessitados.
Participação dos Leigos
Destaque para o incentivo à participação ativa dos leigos na vida da Igreja, com a formação de grupos de reflexão, grupos de oração e ação comunitária. “Temos um povo acolhedor que se envolve com as ações que propomos”, diz Dom Mário, expressando gratidão pela recepção calorosa da comunidade cuiabana. O arcebispo tem recebido as pessoas em seu escritório, na Cúria Metropolitana, e acompanhado a participação dos leigos, famílias e cidadãos na vida comunitária.
Renovação e Acolhimento
Dom Mário trouxe uma abordagem participativa e de proximidade. Tem promovido a espiritualidade dinâmica, com caridade e leveza. Além disso, defende uma postura de acolhimento para com os excluídos, e incentiva, junto a Pastoral do Migrante, a integração dos povos com as ações trabalhadas nos grupos de imigrantes e refugiados.
Ao celebrar dois anos de sua chegada, Dom Mário reafirma seu compromisso de servir com humildade e dedicação, guiando a arquidiocese no caminho da renovação espiritual e do amor cristão. Seu exemplo continua a inspirar, mobilizar e modernizar os serviços em nossa arquidiocese.
Outro exemplo importante que marca esse segundo ano do arcebispo é o retorno do tradicional encontro de Carnaval, Vinde e Vede, realizado em 2024 na Arena Pantanal. O objetivo é que o encontro ganhe ainda mais força e engajamento arquidiocesano para celebrar com todos que fazem parte da Arquidiocese de Cuiabá.
2025
Dom Mário está reforçando o compromisso firmado com os párocos da arquidiocese. Em 2024, o objetivo é que toda paróquia tenha seu Conselho Pastoral Paroquial, e realização das Assembleias Paroquiais, para somar formas e auxiliar as ações do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, na realização da Assembleia em 2025.
A jornada de Dom Mário Antonio é um lembrete do poder transformador da fé e do serviço altruísta. Enquanto ele continua a liderar com visão e compaixão, a Arquidiocese de Cuiabá se mantém acesa, como uma fogueira, que leva esperança e renovação espiritual para todos os seus membros. Nosso arcebispo segue com as transformações e planos de melhorias necessárias para a Igreja do povo de Deus. Caminhemos juntos como Peregrinos da Esperança.