O livro “Uma centopeia que quebrou o pé”, escrito por Daniel Santos de Souza e ilustrado pelo filho dele, o Arthur Henry Souza, de 13 anos, chegou às mãos do Papa Francisco, na tarde dessa quinta-feira (5), durante uma audiência em Roma, capital da Itália.
“Após quase um ano de espera, Papa Francisco recebeu em mãos o exemplar do nosso livro. É uma grande emoção. É como um filho recebendo o abraço do pai que estava muito distante”, disse Daniel de Souza.
A história contada no livro e a união entre pai e filho também ganharam espaço entre escolas cuiabanas, em visitas divertidas feitas pelo autor no ensino fundamental das unidades, momento em que explica a narrativa e ainda diverte os pequenos alunos.
O livro já teve cópias encaminhadas para 10 estados brasileiros e até para os Estados Unidos, segundo o autor.
O livro cita uma centopeia que tinha o dom de levar alegria pelos companheiros da floresta onde vivia, mas que, um dia, se viu diante de uma grande dificuldade de locomoção e se isolou em uma toca. Durante uma de suas aventuras, a centopeia acabou quebrando o pé após cair de uma árvore.
Depressiva, ela passa a isolar-se em uma toca. Com isso, a tristeza toma conta de toda a floresta, já que a principal responsável pela alegria no local não estava bem. Após uma saída da toca, em companhia de uma coruja, a centopeia se depara com flores murchas e bichos tristes.
Nesse momento, a coruja questionou a centopeia porque ela havia desistido de alegrar a floresta após um problema em apenas 1 dos 100 pés.
Após refletir, a centopeia tomou uma decisão diferente: mesmo com o problema de locomover-se, ela decidiu levar a felicidade de uma forma diferente por onde passava, afirmando que a alegria não dependia de apenas uma pessoa e não deveria ser deixada de lado ao encontrarmos um pequeno problema pelo caminho.