O Governo de Mato Grosso tem até segunda-feira (01) para dizer ao Ministério Público Estadual se libera ou não trecho da MT-251, que está bloqueado para passagem de veículos. O prazo para a resposta é de 10 dias úteis e considerando o feriado. A recomendação foi feita à Secretaria de Infraestrutura – SINFRA, no dia 14 de março. O pedido é que a rodovia fique bloqueada apenas quando houver chuvas fortes.
O promotor de justiça, Leandro Volochko, assinou a notificação e sugeriu autorização de passagem de veículos de transporte coletivo, de pequeno porte, tais como vans usadas para deslocamento de universitários ou carros com carroceria. Ele propôs que a pasta promova um novo protocolo no sistema “pare e siga” para que o tempo de fila de veículos diminua para, no máximo, 10 minutos. O motivo da recomendação é o impacto que a medida tem causado a economia de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, já que muitos carros têm evitado passar pelo trecho, devido à falta de informações sobre o fechamento.
Outro fator relevante é o isolamento da população chapadense, uma vez que a rota alternativa para tráfego até a Capital tem cerca de 200 km. O que aumenta significativamente o preço do frete e consequentemente dos produtos.
A SINFRA informa que recebeu a notificação do Ministério Público e irá responder o órgão dentro do prazo estipulado.