
A tão esperada inauguração da Praça Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande, foi realizada no último sábado (2). O arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, juntamente com padres da arquidiocese de Cuiabá, autoridades locais e a população, apreciaram a belíssima obra esculpida pelo artista plástico Tchelo Santos.
“Um belíssimo trabalho que foi realizado. Agora, todos que desembarcarem em Várzea Grande verão a expressão de fé, tradição e devoção de seu povo”, afirmou o arcebispo, dom Mário.
A Praça Nossa Senhora da Guia está localizada em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, próximo ao Shopping de Várzea Grande. Um novo ponto de encontro e lazer na cidade, para convivência das famílias, cultura e recreação para residentes e visitantes.

Com a presença de autoridades locais, líderes comunitários e membros da sociedade civil, a cerimônia de inauguração foi marcada por emoção e entusiasmo. O prefeito Kalil Baracat, em seu discurso, destacou a importância da nova praça como um símbolo de progresso e união para a cidade.
Padre Kleber, padre da paróquia Nossa Senhora da Guia em Várzea Grande, destacou a relevância dessa obra que de longe chama a atenção dos que passam pela praça.

A imagem histórica de Nossa Senhora da Guia foi deixada por um casal de portugueses no local onde hoje está a igreja. A trajetória da santa, transportada por barco até Mato Grosso do Sul e depois por burro até Várzea Grande, é marcada por um gesto simbólico. “A História tem várias versões, mas dizemos que ela escolheu permanecer porque o burrinho não conseguia mais carregá-la. Quando retirada, o animal caminhava normalmente, mas ao colocar a imagem, ele se abaixava, indicando que Nossa Senhora queria ficar aqui, em Várzea Grande”, relata o Padre Kleber.
A solenidade de inauguração contou com a bênção para a cidade de Várzea Grande que, neste ano, celebra 157 anos de fundação.