
Hoje (14), em meio à atmosfera de recolhimento e reflexão que marca a Quarta-Feira de Cinzas, a capital mato-grossense recebeu com alegria e esperança as Irmãs Missionárias da Caridade. O grupo, conhecido por seu compromisso com os mais necessitados, desembarcou na rodoviária da cidade, recepcionadas pelo padre Diogo Monteiro, para estender sua missão de amor e solidariedade.
As Irmãs Missionárias da Caridade, fundadas por Santa Teresa de Calcutá, dedicam suas vidas ao serviço dos pobres, enfermos e marginalizados. Com seus hábitos simples e sorrisos acolhedores, elas são um símbolo de compaixão e generosidade em todo o mundo.
O Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, vai saudar as irmãs e apresentá-las para a comunidade local, durante a missa de cinzas, às 19h, na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
“As Irmãs Missionárias da Caridade nos inspiram a olhar para o próximo com olhos de amor e ação. Elas estiveram conosco no ano que passou, conheceram a cidade, nossas comunidades e periferias; agora, devem permanecer com casa de missão na paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e, em unidade, servir os mais necessitados na região central da capital”, afirmou dom Mário.

A Superiora entre elas, Irmã Benedita, é alemã e responsável pelas missões no Brasil. Ela veio acompanhando as Ir. Celine Marie e Ir. Verônica. Todas estavam na Sede da Instituição, na Lapa, no Rio de Janeiro. Até que a casa fique pronta, elas permanecerão acolhidas na Casa das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
A Quarta-Feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8) 1. A união desses dois eventos ressalta a importância de cuidarmos uns dos outros e de construirmos uma sociedade mais justa e solidária.
Que a presença das Irmãs Missionárias da Caridade em Cuiabá inspire a todos nós a praticar a caridade, a compaixão e a fraternidade, tornando nossa cidade um lugar mais humano e acolhedor.