O Papa Leão XIV deu início simbólico ao seu pontificado nesta terça-feira (20) com uma visita à Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. No local, rezou diante do túmulo do apóstolo e fez uma breve homilia, na qual refletiu sobre aspectos centrais do chamado cristão.
Durante a celebração, o Papa afirmou confiar “o início deste novo pontificado à intercessão do Apóstolo dos Gentios”. A fala ocorreu após a leitura de um trecho da Carta de São Paulo aos Romanos, base para sua reflexão.
Na homilia, Leão XIV destacou três temas principais da epístola: graça, fé e justiça. Segundo o pontífice, o chamado de Deus se manifesta como um gesto de amor e misericórdia, mesmo diante da incredulidade ou da perseguição. “Na raiz de toda vocação está Deus”, afirmou.
Ele lembrou que, no caminho de Damasco, Paulo foi livre para aderir ao chamado. “A salvação não acontece por magia, mas por um mistério de graça e fé, do amor prévio de Deus e da adesão confiante do homem”, disse o Papa.
O pontífice também citou a importância da caridade fraterna, destacando o papel da comunidade beneditina que cuida da basílica, e mencionou palavras do Papa Bento XVI em 2011: “Deus nos ama. Esta é a grande verdade da nossa vida”.
Leão XIV encerrou pedindo a graça de ser fiel à missão confiada a ele como sucessor de Pedro. “Esta é a raiz de toda a missão, inclusive a minha”, concluiu.