Ao vivo
ouça agora!
/
/
Lançamento da Campanha da Fraternidade

Rádio Bom Jesus

Lançamento da Campanha da Fraternidade

Lançamento da Campanha da Fraternidade em Cuiabá - Foto: CNBB

Em Cuiabá, a Campanha da Fraternidade será oficialmente lançada nesta quarta-feira (05) na Catedral Metropolitana, às 18h30, com a presença de Dom Mario. O evento promete reunir fiéis e lideranças religiosas para refletir sobre o compromisso cristão com a justiça social e a preservação ambiental.

Nacionalmente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Campanha da Fraternidade 2025 na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a iniciativa convida os fiéis a refletirem sobre a responsabilidade de preservar a criação e evitar a exploração predatória dos recursos naturais.

Durante a cerimônia, dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, enfatizou a relação entre a justiça social e a proteção ambiental. Ele ressaltou que a humanidade tem a missão de “cultivar e guardar a criação, no cuidado e no respeito à vida”. O bispo alertou ainda para os impactos da degradação ambiental: “Se não cuidarmos do planeta, nossa casa comum, não teremos nem almas que possam buscar salvação”.

A Quaresma e o chamado à conversão ecológica

A Campanha da Fraternidade ocorre dentro do período da Quaresma, um tempo de reflexão e renovação espiritual. Dom Ricardo lembrou que, assim como Cristo enfrentou 40 dias no deserto, é necessário que a humanidade supere “a visão predatória de domínio sobre os bens criados”. Ele destacou que a conversão ecológica é urgente diante da crise climática que ameaça atingir um ponto irreversível.

“O tempo da quaresma e a temática da CF soam como um sopro do Espírito Santo sobre uma geração que pode evitar o ponto sem retorno da crise climática”, disse o bispo, citando especialistas que alertam para os riscos do aumento da temperatura global.

Mobilização contra a ignorância e em defesa dos pobres

Dom Ricardo também chamou atenção para a necessidade de combater a ignorância e mobilizar a sociedade em todos os níveis para proteger a natureza e garantir a dignidade dos mais pobres.

“Nesta quaresma, faça jejum, faça penitência, dobre os joelhos, mas também estude, se informe, se organize, se mobilize, compartilhe boas práticas. A ignorância é mãe de muitos males e alimenta a soberba dos que se recusam a viver a fraternidade como exigência evangélica”, afirmou.

Papa Francisco e a mensagem de esperança

Durante a cerimônia, foi apresentada a mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade. O pontífice parabenizou a CNBB por mais de seis décadas de compromisso com essa iniciativa e reforçou a importância da conversão ecológica. “Que todos possamos, com o auxílio da graça de Deus, mudar nossas práticas para permitir que a natureza descanse de nossa exploração gananciosa”, destacou o Papa na mensagem lida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro.

Ações concretas e mobilização nacional

O coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, apresentou a plataforma “Fraternidade em Ação”, desenvolvida em parceria com o Movimento Laudato Si’, onde fiéis e comunidades podem registrar iniciativas inspiradas nos valores da Campanha. Além disso, reforçou a realização da Coleta Nacional da Solidariedade, nos dias 12 e 13 de abril, cujos recursos serão destinados a projetos sociais em todo o país.

 

Compartilhar:

Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS

Seja um ouvinte do mês

Publicidade