Ao vivo
ouça agora!
/
/
Igreja celebra 33 anos da visita do Papa São João Paulo II

Igreja celebra 33 anos da visita do Papa São João Paulo II

Foto: Secretaria de Cultura de MT

Em 16 de outubro de 1991, Cuiabá parou para receber o Papa São João Paulo II. Durante sua terceira viagem ao Brasil, o Santo Padre percorreu diversas capitais do país levando sua mensagem de paz, fé e esperança. A presença do Papa na capital mato-grossense permanece viva na memória de muitos fiéis, que tiveram o privilégio de acolher o líder da Igreja Católica, na Morada do Ouro. Hoje, Santuário Papa São João Paulo II.

São João Paulo II desembarcou em Cuiabá e foi recebido com grande entusiasmo por milhares de pessoas que se aglomeraram para vê-lo de perto. A Missa campal, realizada ao lado do Colégio Sesi Escola, em Cuiabá, foi um verdadeiro santuário ao céu aberto, reunindo pessoas de várias partes do estado e até de regiões vizinhas. A celebração foi um marco na história religiosa de Mato Grosso, reforçando o espírito de unidade e fé da comunidade católica.

Ao chegar em Cuiabá, debaixo de um sol escaldante, o Papa foi recebido pelos chefes de estado de Mato Grosso e também da Igreja. Dom Bonifácio, juntamente com membros do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese, foram receber o Santo Padre ainda no aeroporto de Várzea Grande. No dia, ele almoçou e descansou na casa do arcebispo. As 12 pessoas que acompanhavam a comitiva do Papa ficaram hospedadas no Hotel Mato Grosso.

Foram pouco mais de seis horas em Mato Grosso. A agenda de visitas foi preparada por uma comitiva composta por bispos, padres, autoridades do estado e do município, da CNBB e também de Roma. Meses de preparação para que todos os passos do Santo Padre em Cuiabá pudessem ser planejados e precisos. 

A missa foi presidida pelo próprio Papa e teve como tema central a importância da evangelização e do compromisso social da Igreja com os mais pobres e marginalizados. Em sua homilia, o Santo Padre falou sobre a necessidade de uma Igreja solidária e engajada com as causas sociais, especialmente em uma época de grandes desafios políticos e econômicos para o Brasil. São João Paulo II também destacou a importância da preservação da Amazônia e o respeito às culturas indígenas, temas que ecoam até os dias de hoje.

A passagem do Papa por Cuiabá deixou marcas profundas. Um dos grandes frutos dessa visita foi o fortalecimento da fé local e o incentivo ao engajamento da fidelidade em ações sociais e missionárias. Além disso, a presença de São João Paulo II consolidou Cuiabá como um importante centro de espiritualidade no Brasil, atraindo peregrinos e reforçando a devoção popular.

O antigo Memorial do Papa, que já foi palco para muitos Vinde e Vedes, se tornou Santuário. Hoje, recebe visitantes de todos os lugares, há missas, atendimentos e adoração, além de peregrinos em busca de conhecer e aprofundar sua devoção pelo Papa Pop dos anos 90. 

“Esta é uma Terra Santa,  pisada por um Santo; e por isso, convidamos a todos para virem. Conheçam e participem conosco desses momentos históricos e repletos de graças para Cuiabá, cidade escolhida para acolher o Papa para sempre”, destaca o reitor do Santuário, padre Marcos Roberto Ferrucci.

Festa do Padroeiro

A novena em honra ao Santo Padre e padroeiro do Santuário, segue até o dia 21/10, sempre às 19h. A solenidade, marcada para o próximo dia 22/10, também às 19h, será um dia de celebrações e com jantar para os devotos. Hoje, 16, a celebração da Santa Missa será excepcionalmente às 19h30, com transmissão pelo Instagram.

Compartilhar: