São Cosme e São Damião foram irmãos gêmeos, médicos e cristãos, que viveram no século III, na região entre a Ásia e a África. Eles se destacaram por praticarem a medicina de forma gratuita, curando enfermos sem cobrar por seus serviços, o que lhes rendeu a fama de grandes benfeitores. Além de suas habilidades médicas, eram conhecidos por realizarem milagres em nome de Cristo, sempre associando a cura física à fé.
Uma curiosidade interessante sobre São Cosme e São Damião é que, após sua morte como mártires, a devoção a eles se espalhou rapidamente. No Brasil, especialmente, são muito celebrados no dia 27 de setembro, com tradições que incluem a distribuição de doces às crianças, um costume associado ao sincretismo religioso, das religiões de matrizes africanas, e que não corresponde com a fé católica.
Nós, católicos, celebramos São Cosme e Damião dia 26 de setembro, desde 1969, com Reforma do Calendário Romano, para não coincidir com o dia de São Vicente de Paulo. São Cosme e São Damião são padroeiros dos médicos, dos cirurgiões, farmacêuticos, parteiras e das faculdades de medicina. Por isso, reze neste dia nestas intenções. Pedindo que São Cosme e São Damião nos livre das doenças, das epidemias, das pestes e de todas as doenças.