Ao vivo
ouça agora!
/
/
Encontro Regional dos Presbíteros reúne 110 padres e seminaristas na UNIFACC

Encontro Regional dos Presbíteros reúne 110 padres e seminaristas na UNIFACC

Bispos, padres, diáconos e seminaristas do Regional Oeste 2 estão participando, nesta terça-feira (17), da formação permanente do clero, um encontro anual cujo objetivo é fortalecer a convivência e aprofundar o estudo teológico e pastoral dos presbíteros e seminaristas de Mato Grosso.

Padre Arthur, referencial dos padres no Regional Oeste 2, ressaltou a importância desse momento: “A formação permanente é sempre uma ocasião em que tentamos aprofundar temas relacionados à nossa missão, à nossa vocação e ao nosso trabalho. O objetivo é nos encontrarmos, convivermos e aprofundarmos em temas que nos ajudem no nosso caminho pastoral e teológico”, explicou o sacerdote da Diocese de Rondonópolis.

Dom André Vital, bispo de Limoeiro do Norte, Ceará, também compartilhou sua experiência de sete anos à frente da diocese e destacou a importância da troca de vivências entre diferentes regionais da Igreja no Brasil. “O tema central do encontro é uma retomada do Encontro Nacional de Presbíteros, realizado em maio, em Aparecida, que reuniu mais de 400 padres de diversas regiões do Brasil. Inspirado nas palavras de São Paulo, o encontro busca motivar os sacerdotes a continuarem sua missão com alegria, perseverança e resiliência, mesmo diante das dificuldades”, afirmou o bispo.

Neste ano, o evento reúne 110 inscritos, incluindo presbíteros, diáconos e seminaristas que estão concluindo seus estudos em teologia. A expectativa é que, após a formação, os participantes levem às suas comunidades a fraternidade, o amor de Cristo e os novos aprendizados, compartilhando o que vivenciaram para fortalecer os trabalhos pastorais e os movimentos de suas paróquias.

“Somos 30 pessoas da arquidiocese de Cuiabá e essa formação permanente precisa ser valorizada e fortalecida para maior participação. O compromisso que temos com nossas paróquias e comunidades é levar esse ardor missionário, com palavras de esperança e justiça, especialmente nos dias de hoje”, destaca o arcebispo de Cuiabá, dom Mário Antonio.

O encontro tem a função de renovar o vigor missionário dos participantes, capacitando-os para melhor servir suas paróquias e comunidades. A Formação Permanente é um momento de renovação e fortalecimento do compromisso missionário, em que a comunhão entre os membros do clero é um dom para a nossa Igreja. Além disso, promove o crescimento da Igreja e de suas comunidades. A programação segue até amanh

Compartilhar: