Ao vivo
ouça agora!
/
/
Dom Mário Antonio preside cerimônia de novo bispo de São Félix do Araguaia, em Pádua

Dom Mário Antonio preside cerimônia de novo bispo de São Félix do Araguaia, em Pádua

Foto: Giorgio Boato, diocesi Padova

O último sábado, 1° de junho, foi dia de celebrar a sagração do novo bispo prelado de São Félix do Araguaia, Dom Lucio Nicoletto. A cerimônia, marcada por profunda reverência e tradições litúrgicas, foi presidida pelo Arcebispo de Cuiabá–MT, Dom Mário Antonio da Silva, na Catedral Basílica de Pádua, na Itália.

Ao lado do arcebispo, estiveram presentes na ordenação o cardeal arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o Bispo de Pádua, Dom Claudio Cipolla, e o Arcebispo Emérito de Pádua, Dom Antonio Mattiazzo. Entre os brasileiros estavam ainda bispos, bispos-auxiliares, eméritos, administradores e leigos de Mato Grosso que foram, em comitiva, acolher o novo pastor.

Missionário no Brasil desde 2005, Dom Lucio foi missionário na diocese de Roraima de 2016 até sua nomeação episcopal, em março de 2024. Dom Lucio Nicoletto foi apresentado por Dom Luigi Turato à comunidade presente e tem a missão de acompanhar e pastorear a Prelazia de São Félix, terra de Dom Pedro Casaldáliga.

Dom Pedro Casaldáliga ficou mundialmente conhecido após lançar a Carta Pastoral por uma Igreja da Amazônia e expor os conflitos com o latifúndio e a marginalização social. O bispo missionário tornou-se porta-voz de índios e agricultores.

Também foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário e da Comissão Pastoral da Terra, que até hoje atua na defesa de indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores do campo.

Em sua homilia, Dom Mário destacou a importância do compromisso de fidelidade ao ministério apostólico e ao cuidado com o povo de Deus. Dom Lucio Nicoletto foi presenteado com itens simbólicos, incluindo um anel de Tucum, uma bandeira da tribo Tapirapé, da região Araguaia de Mato Grosso, e um remo de canoa, representando a união e o compromisso com as diferentes realidades da prelazia.

Foto: Giorgio Boato, diocesi Padova

Durante o rito de ordenação, houve a prostração do bispo eleito, a imposição das mãos e do Evangelho, seguidos pelos ritos: unção com o óleo do crisma, entrega do Evangelho, do anel, da mitra e do báculo. O novo bispo foi convidado a sentar-se entre os bispos concelebrantes, recebendo o abraço e o beijo da paz de todos os presentes.

Dom Lucio Nicoletto celebrou sua primeira missa como bispo, ontem (02) em Ponso (Província de Pádua), sua terra natal, e deve assumir oficialmente sua missão em São Félix do Araguaia no próximo dia 30 de junho.

Compartilhar: