Ao vivo
ouça agora!
/
/
5 Santuários que você precisa conhecer em Cuiabá

5 Santuários que você precisa conhecer em Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá possui igrejas belíssimas e ricas em história e tradição. São 32 paróquias e centenas de comunidades que fazem parte desse aglomerado de obras que levam fé, inspiração e beleza para nossas famílias.

Mas você conhece os 5 Santuários Eucarísticos da arquidiocese?

Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho

1 – Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho

Está localizado no alto do Morro do Antigo Seminário, e é um dos marcos religiosos mais importantes da capital mato-grossense. Inaugurado em 1918, o templo é conhecido por sua beleza arquitetônica em estilo neogótico e por ser um centro de devoção Mariana. Além de estar aberta, de segunda a sexta, sua flexibilidade de horários das celebrações de missas e celebrações litúrgicas, facilitam a adoração eucarística para quem está na região central da capital. O Santuário atrai peregrinos e devotos, especialmente durante as festividades de Nossa Senhora do Bom Despacho, celebrada no dia 8 de setembro, que dá nome a uma das igrejas mais antigas de Cuiabá.

Santuário Nossa Senhora Auxiliadora

2 – Santuário Eucarístico Nossa Senhora Auxiliadora

O Santuário Eucarístico Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá, fica ao lado do Colégio Salesiano São Gonçalo. O Santuário é administrado pelos Salesianos e dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da congregação fundada por São João Bosco e possui uma arquitetura imponente e um ambiente acolhedor, conhecido por suas celebrações eucarísticas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e pelos casamentos belíssimos que ali são realizados. A devoção à Nossa Senhora Auxiliadora é presente na vida das famílias cuiabanas.

Santuário Eucarístico São João Paulo II

3 – Santuário Eucarístico São João Paulo II

A terra em que São João Paulo II visitou, em 1991, abriga um Santuário, ainda em fase de construção, com adoração e celebraç

 

ão da Eucaristia, atendimento de confissão, recebe peregrinos e, além de homenagear o legado espiritual de São João Paulo II, um dos papas mais queridos da história recente, fica localizado na região privilegiada de Cuiabá, no alto da Morada do Ouro. O espaço ficou conhecido por Sesi Papa, uma parceria da Igreja Católica com o Sistema S. Ali também foi palco de tradicionais Encontros Católicos, como o Vinde e Vede. Atualmente, o santuário oferece um ambiente de paz e oração, atraindo fiéis em busca de momentos de reflexão, silêncio e encontro com Deus. Tornou-se um importante ponto de peregrinação na capital de Mato Grosso.

Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

4 – Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

O Santuário da Medalha Milagrosa, em Cuiabá, está localizado no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. A Paróquia, que foi elevada a Santuário, é administrada pelos Sacerdotes do Coração de Jesus, os padres Dehonianos. A devoção mariana, inspirada na aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré em 1830, quando a Virgem entregou a Medalha Milagrosa como símbolo de proteção e graça, foi fortalecida em Mato Grosso com as venerações a Nossa Senhora e Adoração ao Santíssimo Sacramento. O santuário é conhecido por acolher fiéis que buscam a intercessão de Maria, especialmente por meio da devoção à Medalha Milagrosa. Além disso, a Medalha Milagrosa é acolhedora, tem missas, novenas e momentos profundos de espiritualidade, que atraem os devotos que desejam renovar sua fé e confiar na intercessão de Nossa Senhora.

Santuário Nossa Senhora da Salette

5 – Santuário Nossa Senhora da Salette

O mais recente Santuário foi oficializado por um decreto da Igreja Católica e está localizado em Várzea Grande, no bairro Costa Verde. Esse é um importante ponto de devoção mariana, dedicado à Nossa Senhora da Salette, e sob administração da Paróquia Nossa Senhora da Guia, regida pelos padres Saletinos. Além da veneração a Santíssima Mãe de Deus que apareceu a dois pastores em 1846 na França, o Santuário (único em Várzea Grande) acolhe fiéis que buscam conforto espiritual e renovação da fé. O local é conhecido por suas celebrações litúrgicas, novenas e também pela tradicional Romaria, realizada no mês de setembro. A devoção à Nossa Senhora da Salette, padroeira das causas difíceis e intercessora pelas dores da humanidade, atrai peregrinos das cidades vizinhas, especialmente durante as festas em sua honra.

E você? Conhecia os Santuários da Arquidiocese de Cuiabá? As programações e horários de funcionamento das igrejas estão disponibilizadas nas redes sociais da Arquidiocese de Cuiabá e também nos perfis dos Santuários.

Compartilhar: